As infecções do trato urinário (ITU) são consideradas o segundo tipo mais comum de doenças infecciosas, ficando atrás somente das infecções respiratórias. Elas são caracterizadas pela presença de micro-organismos nos tecidos do sistema urinário, incluindo rins, bexiga e próstata. A constatação de infecções no trato urinário deve ser feita por um médico, por meio de dados clínicos e laboratoriais.
Urocultura
Um dos estudos laboratoriais mais utilizados para a avaliação das ITUs é a Urocultura (ou Urinocultura), que consiste na coleta estéril da urina, para identificar possíveis germes presentes nela. O exame ainda permite conhecer o grau de sensibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos que podem tratar o quadro infeccioso.
O exame de urina simples (Urina tipo 1), realizado ainda com mais frequência, já consegue indicar a existência de micro-organismos, porém não possui a capacidade de identificá-los. Geralmente, os rins, a bexiga e a próstata são ambientes estéreis, ou seja, não contém bactérias, por isso a presença delas na cultura de urina é um forte indício de infecção, entretanto, o quadro clínico sempre deve ser levado em consideração durante o raciocínio médico.
Mas, Você Sabe Quando é Indicado Realizar a Urocultura?
Este exame costuma ser solicitado quando há suspeita de uma infecção urinária, seja da bexiga ou dos rins, abrangendo desde as mais comuns, uretrite ou cistite, até as mais complexas como pielonefrite. A Urocultura também é solicitada pelo urologista antes de alguma intervenção cirúrgica do trato urinário; para pessoas com dores lombares, acompanhadas de febre persistente; e, no caso dos homens, quando há dor ou sintomas associados a doenças da próstata, indicando uma possível prostatite.
Procedimento
O primeiro passo para a execução do exame é coletar a urina, preferencialmente a da manhã, em um frasco esterilizado, geralmente fornecido pelo laboratório que o realizará. É muito importante que o paciente não tome nenhum tipo de antibiótico antes de colher a urina para que o resultado final não se apresente alterado. Caso a urina contenha micro-organismos, após em média 48 horas, colônias de bactérias serão formadas, possibilitando a identificação do tipo e à quais antibióticos são sensíveis.
Resultado
O resultado da Urocultura é baseado no número de colônias de bactérias encontradas, micro-organismos identificados e antibióticos a que eles são sensíveis ou resistentes. O resultado é considerado positivo e significativo, quando existem mais de 100.000 colônias de bactérias. Abaixo desse número, o resultado é classificado como duvidoso ou inconclusivo.
Muitas vezes, alguma alteração pode acontecer, resultando num “falso positivo”. Por isso, é muito importante que todas as recomendações pré-exame sejam seguidas, para que a urina não seja contaminada por bactérias estranhas, sangue ou outras substâncias, como alguns medicamentos. O resultado “falso negativo” também pode acontecer se o paciente estiver tomando algum antimicrobiano, diuréticos ou esteja com a urina muito ácida (pH < 6).
Mais dúvidas sobre o que é Urocultura? O
Dr. Hiury Silva Andrade é médico urologista com diversas especializações nacionais e internacionais e pode ajudar você a entender melhor este tipo de exame e o
tratamento adequado para doenças detectadas.
2 Comentários
A bactéria urinária e perigosa na gravidez?Com tratar ?
Olá Danniela,
Sim, toda bactéria diagnosticada na urina deve ser tratada durante a gravidez! O tratamento geralmente é feito com antibióticos por via oral.
Atenciosamente,
Dr. Hiury Andrade