Cólica renal ou dor lombar? Essa é uma dúvida muito frequente que chega ao consultório do
Dr.Hiury Silva Andrade. A cólica renal (comumente conhecida como a dor associada a pedras nos rins) possui sintomas em comum com a dor lombar (osteomuscular), mas é possível diferenciar as duas condições.
As cólicas renais são causadas pela obstrução do fluxo de urina por um cálculo. Entre os principais sintomas destaca-se a dor de forte intensidade localizada na região lombar, principalmente de um lado e que tem característica de cólica, isto é, altera períodos curtos de dor lancinante com períodos de calmaria.
Muitas vezes a dor é tão intensa que provoca náuseas ou vômitos e geralmente persiste mesmo com mudanças de posição ou repouso. Durante a migração do cálculo, a dor também pode mudar de localização, ficando mais intensa no abdome inferior, atingindo os testículos no caso dos homens e os grandes lábios no caso das mulheres. Para o correto tratamento, é necessário identificar as características do cálculo (tamanho, dureza, localização, quantidade, dentre outras) para a realização do
procedimento adequado.
Por outro lado, as dores lombares de origem mecânica ou osteomuscular geralmente tem início arrastado associado a um fator desencadeante (esforço físico exagerado ou repetitivo, posição desconfortável por longos períodos, etc.).
As dores lombares osteomusculares tendem a ser bilaterais e terem características de queimação e/ou aperto. Costumam variar de leve e moderada intensidade e persistirem por períodos prolongados (dias e semanas).
Muitas vezes, a dor lombar osteomuscular melhora com repouso ou mudanças de posição e não costumam estar associadas a náuseas e vômitos. Em casos de dores recorrentes ou de forte intensidade, são indicados analgésicos anti-inflamatórios e exercícios de fisioterapia como tratamento.
Mesmo com algumas diferenças, um médico deve ser procurado para obter uma avaliação mais assertiva. O Dr. Hiury Silva Andrade é médico urologista, com diversas especializações em tratamento de cálculos renais e pode diagnosticar o problema de forma adequada e realizar o tratamento individualizado para cada paciente.