Novembro azul é o mês de conscientização da saúde masculina e tem como objetivo principal a luta pelo combate ao câncer de próstata, tumor que tem a segunda maior taxa de mortalidade entre os homens no Brasil.
As recomendações atuais são de que homens negros ou que tenham história familiar da doença devem consultar um médico urologista e realizar exames periódicos da próstata a partir dos 45 anos de idade. Todos os outros homens, devem fazer a partir dos 50 anos.
O Antígeno Específico da Próstata (em inglês PSA – Prostate Specific Antigen) é uma proteína produzida por esta glândula que possui a função de liquefazer o fluido seminal. Na década de 80, cientistas identificaram que o aumento nos níveis sanguíneos dessa proteína poderiam estar associados à doenças do órgão, dentre elas, o Câncer de Próstata.
Por isso, o exame de próstata PSA começou a ser utilizado para o rastreamento do Câncer de Próstata, doença que atinge 1 em cada 6 homens, principalmente após os 60 anos.
Este é um exame simples e rápido, realizado por meio de uma coleta de sangue no laboratório. As medidas geralmente são precisas, ocorrendo pouca divergência entre laboratórios diferentes. Orienta-se que nos 3 dias antecedentes ao exame, o homem evite atividades físicas extenuantes, ciclismo e ejaculações (seja por relação sexual ou masturbação). É necessário um jejum leve de 4 horas antes do exame.
O médico urologista é o especialista mais capacitado para interpretar o resultado do exame de próstata PSA. De maneira geral, homens com baixo risco de apresentar câncer de próstata apresentam níveis de PSA inferiores a 2,5 nanogramas por mililitro de sangue.
Em casos de níveis de PSA entre 2,5 ng/ml e 10 ng/ml, o risco da doença aumenta e pode atingir até 35% dos homens nessa faixa. Entretanto, não só o valor absoluto do PSA determina esse risco. Outros fatores como a idade do paciente, sintomas, a relação do PSA livre e total, o volume da próstata, a velocidade do aumento do PSA são também importantes no raciocínio clínico. Já quando o exame de próstata PSA tem resultados acima de 10 ng/ml, a possibilidade da presença do câncer de próstata é superior a 50%.
Em casos de níveis de PSA elevado e outros possíveis fatores associados, o médico urologista solicita o exame de biópsia da próstata, no qual são retirados pequenos fragmentos da glândula, que depois são analisados por um patologista no microscópio. Este é o exame que determina se a pessoa tem ou não o Câncer de Próstata.
Nem sempre o aumento dos níveis de PSA significa a presença do câncer de próstata. O aumento desta proteína no sangue também pode indicar outros problemas na glândula como a Hiperplasia Benigna da Próstata e as Prostatites.
O Dr. Hiury Silva Andrade é médico urologista em São Paulo com especialização em tratamentos de doenças da próstata. Entre em contato e agende uma consulta. Sua saúde é prioridade.
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
3 Comentários
Muito relevante as informações e simples de entender ?
Em 2021 o meu exame de psa estava 1,35 esse ano subiu para 12. Eu fiz o exame dias apos infeccao urinaria ,incusive fiz junto com o exame para saber se a bactéria tinha saido. Esse quadro,pode ter influenciado, esse aumeto ou estou com cancer? O sus demora para conseguir um urologista para eu passar
Olá, Ricardo! Para analisar a alteração apresentada no seu exame, inicialmente é necessário uma consulta para avaliação detalhada. Estou à disposição. Um abraço!