Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre as doenças que acometem a saúde masculina. Com a participação de diversos países e entidades, a campanha tem como principal objetivo, alertar a população sobre os exames periódicos realizados para a detecção precoce do câncer de próstata.
As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas, o que torna impossível impedir o surgimento da doença. Alguns fatores de risco como envelhecimento, raça e histórico familiar não podem ser controlados ou modificados, entretanto, outros fatores adquiridos podem ser evitados, reduzindo o risco de desenvolvimento não só do câncer de próstata, mas também de outros tipos de neoplasias malignas e doenças crônicas.
Algumas medidas e hábitos podem contribuir para a prevenção do câncer de próstata:
Os efeitos da alimentação não são claros, mas algumas medidas podem contribuir para a prevenção da doença. O consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais é fundamental para o bom funcionamento do organismo, assim como evitar o consumo de alimentos gordurosos em excesso como embutidos, carnes gordas e enlatados.
Este é um tema ainda controverso, mas estudos populacionais apontam que uma dieta rica em gordura pode aumentar a incidência do tumor e estudos em cobaias demonstraram que a gordura também é um fator agravante quando a doença está presente, pois favorece a sua disseminação.
A prática regular de atividade física é fundamental para prevenir diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer de próstata. Pesquisas alertam que o sedentarismo e a obesidade contribuem para o mau funcionamento do organismo e o aumento da probabilidade de surgir algum tipo de câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física, 4 a 5 vezes por semana, para melhorar o funcionamento do metabolismo, podendo também auxiliar na prevenção do câncer de próstata.
O consumo de álcool em excesso interfere no funcionamento do metabolismo, dificultando o processo de reparação do organismo e contribuindo para o surgimento de células com mutações, responsáveis pelo desenvolvimento das neoplasias malignas, dentre elas o câncer de próstata.
Este é um fator importante para a prevenção do câncer de próstata agressivo. Cientistas norte-americanos concluíram em pesquisa que fumantes com diagnóstico de câncer de próstata correm mais risco de desenvolver tumores mais graves e maior probabilidade de morrer da doença do que os homens não fumantes.
O principal fator de risco para o homem é o preconceito ao realizar consultas e exames periódicos da próstata como o exame de toque digital retal. A associação deste exame com o exame de sangue PSA é fundamental para o rastreamento precoce da doença.
O Dr. Hiury Silva Andrade é médico urologista em São Paulo com especialização em diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Agende uma consulta e cuide de sua saúde em primeiro lugar.
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.