Mais um Novembro Azul chegou, e com ele gostaria de falar um pouco mais sobre a saúde masculina, o câncer de próstata e como o apoio familiar é importante nessa hora!
O movimento Novembro Azul iniciou na década de 90, na Austrália, onde alguns amigos decidiram deixar seus bigodes crescerem, no mês de novembro, com o intuito de conscientizar a população masculina da importância do cuidado com sua saúde. Em muitos países, a campanha é conhecida como Movember (Mustache = bigode + november = novembro).
Por ser o segundo tipo de câncer mais comum entre homens (o primeiro é o câncer de pele não melanoma), a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) abraçam a ideia de lembrar, anualmente, os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata./p>
Entretanto, diferente da grande maioria das mulheres, que têm o hábito de consultar seu ginecologista a cada 1 ou 2 anos para realizarem seus exames de rotina, menos da metade dos homens consulta regularmente um urologista para exames de check-up. E sabemos que o suporte familiar aumenta a chance de adesão masculina.
É recomendável que os homens a partir dos 50 anos de idade, ou a partir dos 45 para os que têm história da doença na família (pai, irmãos, etc.) ou afro-descendentes, consultem um médico urologista para avaliação global da sua saúde e realização do exame digital da próstata (toque retal) e de exames de sangue (PSA), a fim de diagnosticar de forma precoce o surgimento do câncer na próstata ou de outras doenças que afetam o sexo masculino.
E o apoio da família é fundamental para que os homens façam visitas regulares ao médico urologista e para dar suporte no diagnóstico e tratamento em casos de câncer de próstata.
É possível prevenir o câncer de próstata?
As causas para o desenvolvimento do câncer de próstata ainda são desconhecidas e a prevenção específica não pode ser definida. Mas alguns cuidados podem ser tomados no intuito de diminuir o risco de câncer em geral e detectar a doença mais precocemente, evitando que o tumor se desenvolva e se alastre pelo corpo.
Os primeiros cuidados fundamentais são a realização do exame de toque retal e do exame de PSA a partir dos 50 anos de idade (45 anos a depender do caso), como mencionado anteriormente, e também a visita ao médico urologista pelo menos uma vez por ano ou de acordo com a avaliação e indicação do profissional.
Os hábitos alimentares brasileiros são, na maioria das vezes, fora dos padrões que favorecem uma boa qualidade de vida. Rica em gordura e álcool, a alimentação interfere diretamente na saúde do ser humano e pode influenciar no desenvolvimento de diversas doenças, inclusive no câncer de próstata (embora ainda não se tenham estudos conclusivos sobre o assunto).
Vale salientar que o consumo de verduras, legumes, frutas, grãos, cereais e a ingestão de água são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dê preferência aos produtos naturais e minimamente industrializados, evitando-se embutidos, carnes gordurosas e álcool.
A atividade física, praticada regularmente auxilia na prevenção de diversas doenças, inclusive do câncer de próstata. O sedentarismo e a obesidade, bastante comum na população brasileira, contribuem diretamente para o mau funcionamento do nosso organismo, possibilitando o surgimento e/ou aumento de alguns tipos de câncer e tumores.
Realizar atividade física de no mínimo, 30 minutos por cerca de 4 ou 5 vezes por semana, contribui para um metabolismo mais acelerado, mais disposição e diminui a probabilidade de desenvolver diversas doenças, inclusive do câncer de próstata.
Ainda é muito alto o preconceito masculino em procurar um urologista, seja para consultas periódicas e cuidados com sua saúde, seja para rastreamento precoce do câncer de próstata, colaborando para o aumento de casos de câncer avançado e, por consequência, de mortes pela doença. O suporte familiar faz com que os homens se sintam mais seguros em dar esse passo importante!
Para este tipo de câncer, a investigação é simples e o exame de PSA associado ao exame de toque retal fornecem informações valiosas.
Procurar um médico urologista não vai afetar a masculinidade do homem, muito pelo contrário, irá ajudá-lo a ter uma qualidade de vida muito melhor, inclusive no âmbito sexual.
O Dr. Hiury Silva Andrade é especialista no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, realiza um atendimento individualizado, humanizado e ético, buscando deixar o paciente tranquilo e consciente sobre sua saúde e a importância de se cuidar. Além disso, é especialista nos tratamentos minimamente invasivos, principalmente a Cirurgia Robótica, que permite ao paciente uma recuperação mais rápida e menos dolorida.
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.