Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedra nos rins, são formações sólidas de cristais que surgem no trato urinário e que podem causar dor e desconforto intenso.
Existem 4 tipos principais de cálculos renais que são definidos pela substância de sua composição. O mais comuns são os cálculos de oxalato de cálcio (aprox. 70% dos casos), seguidos pelos de fosfato de cálcio, ácido úrico, estruvita e cistina.
A alimentação desequilibrada, a desidratação e o sedentarismo são os fatores que mais contribuem para o surgimento das pedras nos rins. Por isso, veja alguns conselhos de como prevenir os cálculos renais naturalmente:
- 1- Consuma alimentos saudáveis
Todos os pacientes diagnosticados com cálculo renal devem mudar o hábito alimentar. A ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais e evitar o consumo de alimentos embutidos e alimentos gordurosos são necessários para melhorar o funcionamento do organismo e equilibrar as substâncias filtradas pelos rins.
- 2- Beba água e outros líquidos saudáveis
A hidratação é o principal fator para prevenir os cálculos renais naturalmente. O consumo de água ideal para qualquer indivíduo é de 2 litros por dia. Para pessoas que possuem cálculos renais, esse consumo deve ser maior (aprox. 3L) e de preferência em quantidades regulares durante todo o dia, para uma diluição e eliminação mais eficaz dos cristais pela urina. Outro importante fator é reduzir o consumo de refrigerantes e bebidas com alta concentração de sódio. Faça a combinação de água e sucos naturais, principalmente em dias mais quentes.
- 3- Diminua o consumo de sal
Ao consumir sal em excesso, estimulamos nossos rins a trocar o sódio contido no sal pelo cálcio. O aumento na excreção de cálcio na urina favorece a formação dos tipos mais comuns de cálculos: o de oxalato e o de fosfato de cálcio. Por isso, é fundamental equilibrar o uso de sal na preparação de alimentos (até 5 gramas por dia), evitar o acréscimo de sal em saladas e outros alimentos à mesa e reduzir o consumo de refeições prontas e alimentos embutidos.
- 4- Pratique atividade física
A prática de atividade física aliada à hidratação melhoram o funcionamento do organismo, diminuem a obesidade e o risco de doenças como a Diabetes e a Hipertensão arterial, além de colaborar para que os rins filtrem o sangue mais facilmente. Diversos estudos já demonstraram a relação da obesidade e das doenças crônicas com o risco aumentado de surgimento de pedras nos rins, portanto, além de todos os benefícios que a atividade física traz, ela também ajuda a prevenir os cálculos renais naturalmente. Antes de realizar qualquer modalidade esportiva, faça um check-up para avaliar suas condições de saúde.
Consulte um médico urologista
Caso sinta sintomas que podem estar associados a presença de cálculos renais como: fortes dores nas costas, dor ao urinar, sangue na urina, aumento da frequência urinária e até febre em casos mais extremos, faça uma consulta com um médico urologista para identificar a possível origem dos sintomas e as melhores formas de tratamento.
O Dr. Hiury Silva Andrade é médico urologista em São Paulo com especialização em tratamento de cálculo renal. Agende uma consulta e busque uma qualidade de vida cada vez melhor.
4 Comentários
Excelente artigo! Parabéns!
Obrigado! Fico feliz em poder ajudar!
Conteúdo rico em informações, por um Brasil mais saudável e mais seguro 🙂
Obrigado!